18 julho, 2011

Campanha contra o tráfico de aves

Ibama apreende pássaros e polícia prende três pessoas na Bahia

O Ibama de Barreiras apreendeu cerca de 60 pássaros na manhã do dia 19 de abril, no município de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia. Segundo o fiscal do órgão na cidade, Eugênio Brito, agentes chegaram ao local após denúncias anônimas. Três pessoas foram presas em flagrante.

Ainda de acordo com o Ibama, os pássaros são da espécie Canário da Terra e estavam na casa de um criador. Um dos suspeitos de traficar os animais é do estado de Goiás. A polícia acredita que ele era responsável por transportar os pássaros de Goiás para vender em Luís Eduardo Magalhães e região. Além disso, o Ibama informou que no local há indícios de que os pássaros também eram usados para rinhas.

A apreensão foi feita no bairro de Santa Cruz. Foram encontrados também viveiros, gaiolas e transportadores para levar os animais. Segundo a polícia, as três pessoas presas em flagrante vão ser ouvidas na delegacia de Luís Eduardo Magalhães. De acordo com o Ibama, o dono da casa vai pagar uma multa de R$ 500 por cada pássaro encontrado no local.

Segundo Eduardo Correia, gerente executivo do Ibama em Barreiras, os animais serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da cidade. Eles devem passar um período de 40 dias no local para depois serem encaminhados ao Cetas de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, ou para Brasília, no Distrito Federal. Lá os animais vão passar pelo processo de reintrodução à natureza.
 
(Fonte: site G1 Natureza)

Duzentos pássaros silvestres são apreendidos em seis cidades da Bahia

Duzentos pássaros silvestres foram apreendidos na tarde do dia 8 de junho, em seis cidades do sul da Bahia. Segundo o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), são aves de várias espécies como Azulão, Papa-Capim e Curió, algumas em extinção.

A apreensão foi feita nos municípios de Itabuna, Ibicaraí, Buerarema, Itajuípe, Itapé e Ferradas. Os pássaros estão na sede do Instituto do Meio Ambiente (Ima) em Itabuna e serão levados para o Centro de Tratamento de Animais (Cetas)em Porto Seguro, a 723 Km de Salvador.

Segundo o Inema, os animais foram encontrados em residências, estabelecimentos comercias e na zona rural das cidades. A apreensão faz parte de uma operação que começou na última segunda-feira (6) e vai até esta sexta-feira (10).

(Fonte: site G1 Natureza)

Aves e jabutis são encontrados em gaiolas no sul da Bahia

Cinco pássaros silvestres e cinco jabutis foram encontrados com um homem no sítio União dos Brejos, na região de Porto Seguro, a 723 km de Salvador, na quinta-feira (7). Segundo a polícia, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) localizaram um pássaro Azulão, um Chorão, um Sabiá, dois periquitos e cinco jabutis em gaiolas no sítio que fica no km 35 da BR-367.

Ainda de acordo com a polícia, também foram encontrados com o suspeito seis espingardas de fabricação caseira, uma sacola com munição, pólvora, chumbo, espoletas e cartuchos para espingarda calibre 28 carregados. Ele foi autuado em flagrante pelo delegado Sinézio Vieira Júnior, titular da Delegacia de Porto Seguro, por posse ilegal de arma e crime ambiental. O suspeito pagou fiança e foi liberado. Ele responderá a processo em liberdade.

(Fonte: site G1 Natureza)

Rabo-de-palha-de-bico-vermelho (Phaethon aethereus)

Nome científico: Phaethon aethereus. Nome popular: Rabo-de-palha-de-bico-vermelho.

O rabo-de-palha-de-bico-vermelho é uma ave pelecaniforme da família Phaethontidae. Nidifica em Fernando de Noronha e no Arquipélago de Abrolhos, ocasionalmente alcançando a costa do Maranhão, indo até o Rio de Janeiro (Cabo Frio). A espécie se reproduz em colônias de poucas dimensões. A fêmea põe um único ovo em solo aberto. Ocorre em todo o litoral brasileiro com exceção da região Sul. A proliferação de ratos nas ilhas brasileiras, onde várias espécies de aves pelágicas nidificam, fez a população da espécie declinar nas últimas décadas. 
 
(Fonte: www.wikiaves.com.br)



16 julho, 2011

Acrobata (Acrobatornis fonsecai)

Nome científico: Acrobatornis fonsecai. Nome popular: Acrobata.

O Acrobata é uma ave passeriforme da família Furnariidae. Habita a copa das florestas remanescentes da região extremo sul da Bahia, em cujo sombreamento é feito o plantio de cacau. Trata-se de uma espécie descrita apenas em 1996, a qual encontra-se bastante ameaçada de tornar-se extinta em breve, caso as plantações de cacau - que vêm sendo afetadas pela doença “vassoura de bruxa”, causada por um fungo que inviabiliza a produção deste fruto - continuem a ser erradicadas, dando lugar a pastagens. Uma solução voltada para a conservação da espécie seria a substituição dos pés de cacau atuais por outros de variedades resistentes à doença, de modo a manter ao mesmo tempo a produção e os hábitats desta e de tantas outras espécies florestais da região.

(Fonte: www.wikiaves.com.br)

1ª Semana de Meio Ambiente CETEP-ES

Entre os dias 01 e 04 de junho de 2011, ocorreu a 1ª Semana de Meio Ambiente do CETEP-ES (Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul). No terceiro dia o evento contou com a palestra: "Aves Ameaçadas de Extinção no Extremo Sul da Bahia", ministrada pelas discentes Larissa F. Araújo e Tatianny N. L. Melo, do oitavo período de Ciências Biológicas da UNEB (Universidade do Estado da Bahia - Campus X). A atividade faz parte de uma das ações de divulgação de um projeto realizado na disciplina Biologia de Cordados sob a orientação da Profª. Esp. Daiane B. A. Mafra.








Aves do Brasil - Mata Atlântica

Aves do Brasil - Mata Atlântica é um aplicativo do Planeta Sustentável que funciona como um verdadeiro guia de campo para identificação de espécies - uma poderosa ferramenta para leigos e profissionais. Produzido pela área de Conteúdo Digital do Guia Quatro Rodas em parceria com a Editora Avis Brasilis, traz 345 pássaros com ilustrações e textos de Tomas Sigrist, o mais respeitado autor de guias de campo para observação de aves (birdwatching) no país. A versão completa custa US$ 6,99. Há também uma versão grátis, com 30 aves, para quem quer conhecer as funcionalidades.
Com o aplicativo você pode identificar as principais espécies da Mata Atlântica, em todos os ambientes: no quintal de casa, nos parques da cidade, em reservas florestais. Além de textos completos e ilustrações, você encontra também fotos e cantos de muitas aves.

Compatível com: iPod Touch, iPhone. Linguagem: Português. Fonte e download: site do Planeta Sustentável.